quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Onda onda, olha a onda!

Bom ontem na faculdade estava na aula do Profº Massari e ele comentou sobre o livro de Alvin Toffer, começamos aprendendo sobre as ''ondas'', sabe o movimento que as ondas fazem de um leva e traz incessante e de um certo modo, diferente a cada volta? Bom a partir dai Toffer utilizou da onda pra descrever a evolução, 1ª onda, é marcada pela área agrícola, onde os costumes eram muito mais tradicionais, depois veio a 2ª onda como destaque trazendo as indústrias, produções em série e migração como focos, depois vem a 3ª onda marcada pelo avanço tecnológico e uma certeza única e escancarada que TUDO MUDA.
Pois bem, depois desse breve resumo e de muito pensar cheguei a ficar com medo, mas ser curioso que sou (até hoje não sei se isso é de todo bem) comecei a pesquisar e comparar as épocas, e com a evolução como ficaram os costumes, a educação, a família, a sociedade. Confesso que quando o profº falou dos trabalhos em folha almaço eu viajei, lembrei da 8ª série, do profº Antonio, um grande cara, os trabalhos dele eram cansativos, porque além de ter que escrever TUDO em um almaço, tínhamos que por indíce, fazer a introdução, criar ao fim conclusão pessoal e por a bibliografia, na qual eram obrigatórios os nomes dos livros e suas páginas, mas se querem saber apesar de ser cansativo relembrei, bom me perguntem o que quiserem das revoluções, da queda do muro de Berlim, que eu sei, mew se passaram tantos anos e eu ainda sei, e o mais incrível minha irmã, minhas primas que nasceram em uma época de acessibilidade incrível já fizeram o mesmo trabalho e não sabem, é estranho não é? Até que ponto a tecnologia, a facilidade, a acessibilidade podem prejudicar?
É claro, que pra quem é interessado a internet, e cia, é um mar de conhecimento, mas quem na 8ª série vai acessar a internet e ler seu trabalho #decaboarabo? Ninguém, porque eu sei que só lembro do que tinha no meu trabalho, porque era obrigatório eu ler, eu saber o que copiava, eu procurar vários livros.
É então que volto para a aula do Massari, porque foi ali que eu vi que hoje é tão fácil imprimir seu trabalho, ou copiar e colar, que a mulecada não tá nem aí pra nada, as crianças não se prendem a mais nada, não se entretem por horas, todos eles são reflexo de uma evolução, eles simplesmente acompanham o ritmo frenético que segue a sociedade, onde não existe nada de muito especial, mas sim de descartável.
Finalizo com a 4ª onda, seria a interação homem máquina, é aí que mora o perigo, porque até então existe um controle, e é claro que é ótimo evoluir, só me resta não querer pensar qual serão os reflexos e com que 'maturidade' a sociedade vai utilizar das ferramentas que tem em mãos.
Post só pra passar um pouco do que mais gostei de ontem.

A2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chora...